Todos os posts de Maria Verônica Braga

Arquiteta - gestora na organização de sonhos. Capelã hospitalar - como missão e voluntariado. Cristã - como modo de vida, além de uma religião. Minha vida - simplesmente um instrumento.

Por que não construir Regular?

Condomínio residencial
Projeto Legal – PMSPPor que não construir Regular?

Por que não construir Regular?

A resposta é pronta.

Taxas… taxas e mais taxas.

Estou aqui, claro, pra te dar um incentivo.

Procure orientação profissional ainda na concepção dos ideais. Traça caminhos bem direcionados por NBRs, Decretos, experiência profissional e pela Arte.

Volte a acreditar que, a boa gestão de sua obra trará acertos de economia no seu bolso e a certeza de que você terminará o que começou.

Arq Verônica Braga

Reserva Técnica

 

IMPORTANTE

NOTA OFICIAL DO CAU/RJ (datada de 02/02/17) – “A prática da “reserva técnica” – recebimento de comissão, propina, vantagens, produtos etc ao indicar fornecedores e/ou produtos específicos para um projeto – é vedada pela Lei 12.378/10, que regulamentou o exercício da Arquitetura e Urbanismo e criou Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e pelo Código de Ética e Disciplina para Arquitetos e Urbanistas, elaborado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), e publicado em 2013.  

 A reserva técnica compromete a imagem da profissão e pode interferir na qualidade do trabalho dos arquitetos e urbanistas. Ao receber do arquiteto e urbanista a sugestão de um determinado produto ou fornecedor, o contratante precisa ter certeza de que aquela é a melhor opção para o seu projeto. Se quem sugeriu recebe a reserva técnica, fica a dúvida se o produto e/ou fornecedor era o melhor para o cliente.

Diante da informação publicada nesta quarta-feira (01/02) em um veículo de comunicação de que um arquiteto e urbanista teria dito em depoimento a investigadores que recebeu reserva técnica por trabalhos para a família de um político, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) iniciou os procedimentos administrativos para apurar o caso. Foi aberto processo, que será encaminhado à Comissão de Ética e Disciplina. Também serão analisados os Registros de Responsabilidade Técnica (RRT) emitidos pelo profissional. O RRT tem de ser emitido pelos arquitetos e urbanistas para, entre outros pontos, garantir sua responsabilidade sobre o trabalho executado.

 A punição para o recebimento de reserva técnica pode ser advertência pública ou privada; de 180 a 365 dias de suspensão de registro; cancelamento do registro. Pode haver ainda aplicação de multa de 7 a 10 anuidades do CAU junto com uma das punições já mencionadas.

Um dos princípios que o Código de Ética estabelece é a defesa do interesse público, respeitando o teor das leis que regem o exercício profissional e considerando as consequências sociais e ambientais de suas atividades. O CAU/RJ entende que o fim da reserva técnica beneficia diretamente os clientes e valoriza a profissão e, por isso, segue combatendo a prática.”

 

Por outra cultura de compra

mapa_zoneamento_urbanoNunca houve tamanha necessidade de informações para a compra de um imóvel como agora.
O crescimento exacerbado das metrópoles, faz com que cada município atualize o Plano Diretor regional, para conter e disciplinar o crescimento urbano.
Mas, existe um preço a ser pago, o munícipe quase sempre desavisado acaba perdendo a contrapartida nessa modernização.
Existem leis de zoneamento nas cidades fundamentados em leis municipais de crescimento e federais de meio ambiente.
O que desejo informar com tudo isso, é que o zoneamento estritamente residencial pode mudar, o de uso misto também. A identidade de seu imóvel pode sim sofrer alterações,
alterações essas que dificultarão seus desejos de projetos “desavisados”.
O meu conselho; Não compre seu imóvel apenas baseado em Certidões negativas de dívidas, nem em transferência de proprietários, procure ainda saber o zoneamento, os índices urbanísticos de
construção, datas de novas leis de uso e Ocupação do solo da região. Não compre gato por lebre.
Dúvidas, contrate um profissional.

Arq Verônica

Croquis

Criação - croqui
Criação – croqui
Sim, há muitas dúvidas sobre o que é croqui!

croquis é uma palavra francesa que na língua portuguesa conhecemos como croqui, esboço ou rascunho, não exige refinamento ou grande precisão.
E é um instrumento de várias áreas profissionais.
Na arquitetura, o croqui é um instrumento muito valorizado, onde se inspira a arte com o partido arquitetônico, traços de mão solta, pensamentos livres, ideias inusitadas.
E ainda possui um espaço de capa em nossos acervos!
Arquitetos famosos têm seu croqui como identidade “patenteada”.
Croqui não é o projeto, não é planta. Não é instrumento de construção e sim de inspiração! É arte!!

Arq Verônica